A governadora Raquel Lyra (PSDB) publicou no Diário Oficial do Estado a efetivação de Joana Figueiredo como secretária de Justiça e Direitos Humanos. Ela atuava como executiva e estava respondendo pelo espaço de forma interina, desde que Lucinha Mota pediu exoneração para assumir o mandato de vereadora em Petrolina.
A gestora, que acompanha Raquel desde quando era prefeita de Caruaru, já integrava o governo em 2023, como superintendente de Promoção da Equidade Social na Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas, e após o desmembramento da Secretaria no início de 2024, ocupou a mesma função na Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência.
Outra pasta que também vinha sendo comandada por uma interina era a Secretaria da Mulher, que estava sendo dirigida por Juliana Gouveia, agora titular. Ela foi secretária da mesma pasta em Caruaru, desde setembro de 2018, quando Raquel Lyra era prefeita. Juliana é uma grande aliada da governadora e teve importante atuação no fortalecimento de políticas para mulheres em Caruaru.