Até o próximo domingo (15) centenas de militantes do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) se reúnem em Caruaru, no Assentamento Normandia, no 34º Encontro Estadual do MST em Pernambuco.
“Esse espaço é um momento de balanço do movimento, mas também de definição das nossas lutas para 2025. Temos muitos desafios para fazer a reforma agrária avançar em Pernambuco e é com muita organização que poderemos ter conquistas, assim como tivemos em 2024“, aponta a deputada estadual Rosa Amorim, que é militante do MST.
Neste ano, a luta pela reforma agrária teve conquistas importantes. Uma delas foi a recriação da Superintendência do Incra no Sertão do São Francisco e o assentamento das famílias do Acampamento Embrapa, em Petrolina. Para além da terra, o ano foi marcado também pela entrega de moradias no campo com o Programa Habitação Rural, do Governo Federal junto com o Incra, em diversos assentamentos da reforma agrária. O objetivo é fazer com que mais conquistas como essas sejam alcançadas em 2025.
Além de Rosa Amorim, o evento conta com a presença de João Paulo Rodrigues, dirigente nacional do MST; Túlio Gadêlha (Rede), deputado federal; Edilson do MST (PT), vereador eleito de Caruaru, entre outras lideranças.