O deputado estadual William Brigido (Republicanos) vai propor uma importante atualização na legislação que regula a venda de réplicas de armas em Pernambuco. O novo projeto proíbe dispositivos que utilizem balas de gel, já associados a ferimentos graves em crianças. “Nosso papel é proteger a saúde e a segurança da população, especialmente das crianças, que são as mais vulneráveis a esses perigos”, enfatizou William Brigido.
O uso de armas que disparam balas de gel, popularmente conhecidas como gel blasters, tornou-se febre entre jovens e adolescentes em várias cidades brasileiras. Embora inicialmente vistas como uma brincadeira inofensiva, os impactos dessa prática têm gerado sérias preocupações, especialmente no campo da saúde ocular. Nos últimos dias, a emergência da Unidade da Fundação Altino Ventura (FAV) registrou um aumento expressivo de pacientes com ferimentos nos olhos causados por esses dispositivos.
As balas de gel, feitas de polímero superabsorvente, podem causar lesões graves ao atingir regiões sensíveis, como os olhos, podendo levar até mesmo à perda de visão em casos mais extremos.