Lula sanciona lei que cria Dia Nacional do Maracatu

Notícias
Por Redação
12 de novembro de 2024 às 17h50min
Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Lula sancionou, na tarde desta terça (12), no Palácio do Planalto, o Projeto de Lei nº 397/2019 que institui o Dia Nacional do Maracatu. Relatado pelo senador Humberto Costa (PT) no Senado Federal, o PL é de autoria da então deputada e hoje ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. A data consagrada à manifestação cultural pernambucana será o 1º de agosto, aniversário de Luiz de França, mestre que comandou, por mais de 40 anos, o histórico Maracatu-Nação Leão Coroado.

Já era uma data comemorada em Pernambuco e, agora, estamos transformando em uma data nacional. Uma potente manifestação do nosso estado, nascida entre os Séculos 17 e 18, a partir de seres humanos escravizados, que uniram suas tradições às tradições indígenas, manifestação que reproduz a coroação de reis e rainha do Congo, uma das coisas mais ricas do ponto de vista histórico“, afirmou Humberto, que participou da solenidade ao lado de Lula e ministros do governo. “É uma manifestação que já está correndo o Brasil.”

Animada pela apresentação de grupos pernambucanos comandada pelo mestre Maciel Salustiano, filho do saudoso Mestre Salu, a sanção da lei foi comemorada pelo presidente Lula. “Nós temos que fazer com que essa lei seja cumprida ao pé da letra. Nós precisamos transformar o maracatu numa arte de conhecimento de todo o povo brasileiro. No Dia Nacional do Maracatu, nós precisamos fazer uma festa de caráter nacional, que funcione em todos os estados ao mesmo tempo“, disse Lula, diante de aplausos de todos os participantes da solenidade. “O maracatu tem que ser levado para as escolas, tem que ser levado pras televisões. O Estado tem que assumir a responsabilidade de que isso chegue onde nunca chegou“, completou o presidente.

Redação

Ouça agora AO VIVO