Na noite desta quarta-feira (28), a Assembleia Legislativa de Pernambuco foi palco de uma sessão solene em homenagem aos 90 anos de fundação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE). A cerimônia, requerida pelo deputado estadual Henrique Queiroz Filho (PP/PE), destacou a importância histórica e o impacto da entidade no desenvolvimento do Estado.
Em seu discurso, Henrique Queiroz Filho ressaltou a relevância do Conselho para a sociedade pernambucana: “É com grande honra e satisfação que celebramos os 90 anos do CREA-PE, uma entidade que desempenha um papel indispensável na regulação, fiscalização e orientação das profissões essenciais para o nosso progresso. A contribuição do Conselho para o desenvolvimento e bem-estar de nossa sociedade é inestimável”, destacou.
Desde a sua criação, em 1934, o CREA tem sido um pilar fundamental para a Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia em Pernambuco. Com uma estrutura robusta e eficiente, a instituição é responsável por mais de 46 mil registros ativos e realizou mais de 24 mil fiscalizações entre 2021 e maio de 2024, cobrindo 100% dos municípios pernambucanos.
Queiroz Filho também enfatizou a importância contínua da entidade para o desenvolvimento sustentável e a proteção do meio ambiente. Segundo ele, a presença e o trabalho diligente do CREA-PE garantem que Pernambuco avance com solidez e inovação, promovendo o desenvolvimento sustentável e a proteção do meio ambiente.
A cerimônia contou com a participação do coral Vozes de Pernambuco, composto por servidores da Alepe, e com a presença de autoridades, profissionais da área e membros da comunidade, todos unidos para prestar uma justa homenagem a “uma instituição que tem sido um pilar de excelência e comprometimento em Pernambuco”, conforme destacou o presidente do CREA-PE, Adriano Lucena, em seu discurso. Lucena foi especialmente elogiado pelo deputado Queiroz Filho, por sua liderança e pela gestão de referência que tem elevado o padrão da instituição.