“A comunidade judaica faz parte da história e da cultura de Pernambuco. Há muitos anos, tivemos um processo de migração que modelou o Recife de hoje. Não dá para discutir o futuro da cidade sem olhar para o passado e reconhecer a contribuição de todas as comunidades que ajudaram a moldá-la. Nossa gestão será comprometida com a preservação desses locais históricos e com o fortalecimento das expressões culturais que fazem do Recife um lugar único“, afirmou Daniel Coelho (PSD), candidato à Prefeitura do Recife, durante visita à Sinagoga Kahal Zur Israel, localizada na emblemática Rua Bom Jesus.
Acompanhado do candidato a vereador Jacques Ribemboim (PSD), Daniel destacou a importância de preservar e valorizar espaços como a Sinagoga Kahal Zur Israel, que ele descreveu como um “exemplo vivo” da rica e diversa história de Recife. Fundada no século XVII durante a ocupação holandesa, a Sinagoga Kahal Zur Israel é a primeira das Américas e funcionou entre os anos de 1630 e 1657, tornando-se um refúgio para judeus de origem portuguesa que buscavam maior liberdade religiosa.
A visita aconteceu na tarde desta terça (20) e faz parte da agenda de Daniel Coelho voltada para a valorização dos patrimônios históricos e culturais de Pernambuco.