Depois de o PSDB em Caruaru entrar com representações contra Zé Queiroz (PDT) e Tonynho Rodrigues (MDB), que receberam a determinação para excluir publicações de suas redes sociais e ainda pagar multa, o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), que vai à reeleição, também recebeu as mesmas penalidades.
A ação foi aberta pela comissão provisória municipal do PSB, que denunciou um vídeo publicado no Instagram do gestor, durante o São João. No vídeo, há falas como a conhecida música “já ganhou! Tan, tan, tan…”, entre outras expressões e indicativos, como logotipo. Segundo a juíza eleitoral Priscila Patriota, os elementos caracterizam “vantagem indevida na disputa eleitoral” em relação aos demais nomes que postulam o cargo de prefeito em Caruaru.
Além de determinar a exclusão da publicação (que já foi retirada do ar), a magistrada aplicou multa no valor de R$ 15 mil ao atual prefeito, considerando o alcance do vídeo.
“Por fim, para definição do valor da multa é preciso levar em consideração que além de ter se beneficiado da propaganda antecipada, a divulgação se deu diretamente em sua conta oficial, que conta com 81,3 mil seguidores, tendo o vídeo alcançado 35,5 mil visualizações e 1931 curtidas, devendo essas condições influírem na fixação do valor da multa a ser aplicada”, diz a decisão da juíza responsável pela 105ª Zona Eleitoral de Caruaru.
Ainda assim, a defesa do tucano pode recorrer da decisão.