Depois do São João na Roça marcado pela consolidação da festa na zona rural, Caruaru teve seu primeiro fim de semana de apresentações no palco principal da festividade, que fica no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga.
Passaram por lá durante o fim de semana atrações do forró como Flávio José, Jorge de Altinho, Limão com Mel e Cavaleiros, além dos nomes nacionais de outros ritmos, como Carlinhos Brown e Léo Santana. Com dois dias de pátio completamente lotado, chamou atenção a sensação de segurança que este São João tem passado.
Embora a Polícia Civil e o Juizado do Forró tenham registrado durante todo o fim de semana cerca de 50 boletins por furto, perda de documento e outros dois casos mais específicos, as brigas tiveram uma queda considerável e praticamente não foram registradas durante o evento que, neste ano, conta com 25% a mais de polícias e um monitoramento cada vez mais rigoroso através da estrutura montada pela Secretaria de Ordem Pública da Prefeitura de Caruaru no COI (Centro de Operações Integradas).
“O primeiro dia foi muito tranquilo. Lá na Delegacia da Mulher teve um crime de ameaça, com pedido de medida protetiva, mas é direcionado para a Delegacia da Mulher. E no segundo dia, tivemos uma arma branca, um TCO de uma pessoa que foi abordada com uma faca 12 polegadas, pequenas brigas e muito atendimento na área de saúde por causa de alcoolemia. No mais, tudo tranquilo”, explicou o coordenador-geral do Juizado do Forró, o juiz Marupiraja Ramos.
O COI, localizado no Espaço Cultural Tancredo Neves, reúne diversos serviços de saúde, segurança e atendimento a mulheres, também teve seus serviços replicados para o Alto do Moura. As autuações realizadas são direcionadas para o juizado que conta com advogados e o juiz plantonista para que os casos sejam analisados com celeridade.
“Continuamos com a mesma estrutura. O pessoal da Asces-Unita, Tribunal de Justiça e também com o pessoal da prefeitura dando apoio. Toda a população que precisa de algum acompanhamento, pode vir aqui no juizado e a gente está à disposição de todo mundo, sempre participando do melhor e maior São João do mundo”, disse o coordenador administrativo do juizado, o advogado e professor Adrielmo Moura.