Obra da José Rodrigues de Jesus caminha com o avanço de Caruaru 

Notícias
Publicado por Karol Matos
28 de maio de 2024 às 12h15min
Foto: Jorge Farias

As obras que estão a todo vapor na Avenida José Rodrigues de Jesus, principal acesso de quem vai da RMR para Caruaru, têm sido vistas como mais um grande avanço para o município que se tornou a metrópole do Agreste.

É certo que qualquer obra causa efeitos no trânsito em um curto período de tempo, mas isso não se deve chamar de transtorno, a partir do momento em que levará benefícios que serão a marca do atual governo municipal, mas seguirão para além de qualquer gestão. 

Os serviços começaram na primeira etapa, que compete o entorno da Praça do Rosário e estão seguindo por toda a extensão da via até o entroncamento da BR-232, na UPA Estadual. São ao todo 7km de requalificação, além de novas calçadas com acessibilidade, paisagismo com plantação de árvores, reforço na iluminação pública, além de um pórtico na entrada do município, compreendendo um investimento de quase R$ 14 milhões. 

Além de diminuir os riscos de acidentes, quando finalizada, a nova Av. José Rodrigues de Jesus dará mais fluidez ao trânsito e segurança nos períodos chuvosos, já que além da construção de vias mais largas, a tecnologia aplicada nessa obra será uma grande aliada dos motoristas e pedestres no período chuvoso, devido à instalação de geogrelhas que evitam a criação de rachaduras e trincas que muitas vezes evoluem para buracos.

A José Rodrigues seguirá o exemplo da Av. Brasil, que mesmo entrando e saindo vários prefeitos responsáveis por serviços paliativos, só passou por uma mudança definitiva no último ano, quando Rodrigo Pinheiro (PSDB) decidiu fazer uma grande intervenção que transformou o dia a dia de quem trafega pelo local.

O calendário da execução vai até agosto, mas leva em conta o São João, pausando as intervenções nos dias de show no Pátio de Eventos, respeitando caruaruenses e turistas que vão prestigiar a festa. Recentemente, uma TV local chegou a ouvir motoristas que, ao invés de criticar – como era esperado – destacaram a importância dos serviços. 

“As coisas vão ficar melhores, porque, para rodar aqui estava complicado demais. Aos pouquinhos, vai ficando tudo certo”, afirmou o primeiro entrevistado. “Toda reforma é sempre boa. Tem um pequeno transtorno no começo, mas é para um melhoria maior”, complementou o segundo.

As falas comprovaram que as pessoas que trafegam pelo local compreendem que quando é para haver avanços, nenhuma avaliação que não seja construtiva vai se sobrepor ao que realmente importa.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO