A Câmara dos Deputados realizou, na última quarta-feira (8), audiência pública sobre Trabalho e Transição Energética Justa. A iniciativa foi presidida pelo deputado federal Pedro Campos(PSB-PE), através da Comissão Especial de Transição Energética e Hidrogênio Verde e da Comissão do Trabalho.
“Realizamos debate sobre formação profissional e empregabilidade no processo de descarbonização da economia brasileira. Momento para trocar experiências e traçar e estratégias sobre esses desafios”, afirmou Pedro.
A mesa da audiência foi composta por representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, do Ministério de Minas e Energia, da Petrobras, da Federação dos Petroleiro, do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), da organização Arayara (OSC), Sthefanny Soares, do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, e do presidente do Conselho Federal de Química.
Em sua fala, o deputado ressaltou como as decisões políticas transformam a vida das pessoas e citou o seu estado, Pernambuco, como grande potencial para a produção de biomassa, energia eólica e solar.
“Por uma decisão política, Pernambuco recebeu grande investimento com a construção e operação da Refinaria Abreu e Lima, que hoje é responsável pelo sustento de cerca de 5000 famílias e será ampliada gerando mais de 25 mil novas vagas. Então a gente sabe o quanto a modernização do setor de óleo e gás é importante na geração de emprego e renda, bem como são também os investimentos em energias renováveis”, afirmou.
“Precisamos garantir uma transição energética justa, sob vários aspectos: justa para aqueles que estão nas áreas onde serão implantados novos empreendimentos; para os trabalhadores do setor de óleo e gás; para aqueles que esperam trabalhar na expansão e os investimentos que vão ser feitos; e para o povo, com oportunidade de geração de emprego e renda”, concluiu Pedro.