No dia em que o país atinge o número de 10 mil mortes em decorrência da pandemia do coronavírus, os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), editaram ato conjunto neste sábado (09) decretando luto de três dias no Congresso Nacional.
Por esse período, a Bandeira Nacional, assim como as bandeiras dos 26 estados e do Distrito Federal serão hasteadas em funeral, a meio-mastro. O hasteamento ocorre neste sábado, desde às 14h. As bandeiras de Senado e Câmara também serão hasteadas, pelas polícias das duas Casas. Enquanto durar o luto, estão proibidas quaisquer celebrações, comemorações ou festividades.
Um balanço divulgado neste sábado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta 3,8 milhões de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em todo o mundo. As mortes chegaram a 265,8 mil. O Brasil assumiu a sexta colocação em número de mortes, ficando atrás da França (26,18 mil), Espanha (26,25 mil), Itália (30,2 mil), Reino Unido (31,24 mil) e Estados Unidos (69,88 mil).
Em nota, os dois presidentes afirmam que a medida é um ato de solidariedade e respeito do Congresso Nacional à dor de tantas famílias brasileiras que perderam seus entes queridos, sem poder render-lhes as justas homenagens.