Com quase uma hora de atraso de entrevista coletiva, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) anunciou hoje (08), o que já era esperado por todos: o cancelamento do São João de Caruaru. De acordo com a gestora, o São João de Caruaru deverá acontecer através de lives, mas ainda não há definição de formato.
“Não é possível e não é viável fazer a festa em seu formato tradicional. O São João de Caruaru não é uma festa qualquer, é a alma do nosso povo. Nós não temos a solução pronta. Estamos construindo um evento que seja transmitido on-line e possa permitir que as pessoas recebam o São João de Caruaru”, lamentou Raquel.
Existe uma orientação do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) para que não haja contratação durante o período emergencial, devido à pandemia. A prefeitura afirmou que há problemas para agregar os artistas da terra, já que seguindo a orientação, o pagamento de cachê pela gestão municipal está vetado.
Raquel Lyra afirmou que tem se reunido com os patrocinadores que têm contratos vigentes com a prefeitura, para buscar alternativas para as transmissões. Ainda durante a entrevista, o presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Rubens Júnior afirmou que não terá como ajudar os trabalhadores informais que dependem da festa.