O deputado João Paulo (PCdoB) usou a tribuna virtual da Assembleia Legislativa de Pernambuco, na manhã desta quinta-feira (07) para defender o “lockdown” no Estado. “Precisamos ser intransigentes na defesa da vida. Por isso, acredito que apesar de dura, é uma medida (o lockdown) necessária. Precisamos de atitudes corajosas nesse momento de tantas vidas perdidas e de tanto sofrimento”, afirmou o ex-prefeito do Recife.
Segundo João Paulo, o empenho do Governo de Pernambuco, prefeituras, legislativo, judiciário e de inúmeras pessoas que estão na linha de frente contra o coranavírus, salvaram mais de 2 mil vidas no Estado. Mas o momento exige mais: “Precisamos interromper as atividades com mais rigor, por um curto período, para reduzir o número de casos e dar fôlego para reorganizar o sistema de saúde, que está em vias de colapso”.
O deputado usou exemplos de lugares em que a medida se mostrou eficaz, como a China, e lembrou que o Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomenda o lockdown nos estados e municípios da região que já atingiram 80% da capacidade de leitos nos hospitais, como é o caso de Pernambuco.
“No meu entendimento foram as ações negativas de Bolsonaro que acabaram levando o país a uma situação tão grave em que o lockdown parece ser a melhor alternativa possível. A negligência dele como gestor, a divisão das pessoas quando o momento exige união, o repasse da responsabilidade unicamente aos governadores, tem aumentado o número de mortes”, afirma João Paulo, ressaltando que mais que números, estamos falando de mães, pais, avós, filhos que perderam suas vidas.