O deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos) se reuniu com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), para solicitar medidas urgentes do governo federal no sentido de conter a crise no Polo Gesseiro do Araripe, no Sertão de Pernambuco.
O polo, que responde por cerca de 90% da produção nacional de gipsita – matéria-prima usada na construção civil e na indústria da saúde – vem enfrentando concorrência desigual da gipsita importada da Europa, sobretudo da Espanha, ameaçando os cerca de 20 mil empregos gerados nos municípios sertanejos como Araripina, Trindade, Ipubi e Ouricuri. O setor solicita melhor infraestrutura rodoviária e ferroviária para escoar a gipsita, bem como medidas para garantir igualdade de condições fiscais frente à produção estrangeira.
“A situação do Polo Gesseiro nos preocupa muito, mas saímos da reunião muito animados com o compromisso assumido pelo vice-presidente da República, que vai se debruçar sobre as urgentes reivindicações do polo“, explicou Augusto Coutinho, que já promoveu uma audiência sobre o tema na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara.
A reunião, realizada na noite desta terça (6), em Brasília, contou com a participação dos empresários Guilherme Lins e Eduardo Farias, representando o setor, além da secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres; e da secretária executiva da Câmara de Comércio e Exterior, Marcela Carvalho.