Geraldo Julio inicia processo de retomada da economia do Recife

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
28 de abril de 2020 às 14h43min
Foto: Andréa Rêgo Barros

A Prefeitura do Recife e o Porto Digital vão iniciar um trabalho conjunto para planejar a retomada gradual das atividades da cidade interrompidas como medida sanitária necessária devido à pandemia da Covid-19. O parque tecnológico será responsável por consolidar e analisar uma grande base de dados com informações relevantes para esse processo, como o índice de isolamento, a quantidade de casos e a capacidade do sistema de saúde, por exemplo. Tudo isso utilizando econometria, previsão de cenários futuros, inteligência artificial, entre outros métodos de estudo.

A ideia é que, utilizando o embasamento técnico-científico a partir dessa parceria, as ações de retomada ocorram com segurança sanitária e potencializando os resultados. Mas colocando sempre em primeiro lugar a proteção da vida das pessoas. Os trabalhos seguem inicialmente até o final do ano, com níveis da retomada sendo implementados assim que a cidade atingir critérios estabelecido de saúde e potencialidade econômica e social.

Um grupo de profissionais e pesquisadores será escalado para gerir os trabalhos técnicos, sob liderança de Pablo Cerdeira, conselheiro do CESAR e professor da Fundação Getúlio Vargas e André Magalhães, professor do departamento de Economia da UFPE. Também fazem parte do projeto Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, e Silvio Meira, presidente do conselho do Porto Digital. Além disso, a prefeitura fará contato com os diversos segmentos econômicos, através de seus representantes, para colher informações e sugestões para o plano de retomada.

O prefeito Geraldo Julio também informou que especialistas serão convidados para particpar dos debates na retomada das atividades. Entre os nomes estão Tânia Bacelar, Francisco Cunha, Jorge Jatobá e João Recena.

Para aliviar os efeitos socioeconômicos dessas medidas a prefeitura deu início a uma série de ações e já distribui 2,6 mil toneladas de alimentos para as famílias dos 90 mil alunos da rede municipal de ensino. Outras 118 mil cestas estão sendo distribuídas para a população de baixa renda de modo geral. Além disso, 195 mil quentinhas serão entregues para a população de rua durante a pandemia e 20 vagas de acolhida em isolamento foram criadas para as pessoas dessa população encaminhadas pelo sistema de saúde.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO