Ao lado de Lula, ministro Silvio Costa Filho participa da COP28

Notícias
Publicado por Redação
27 de novembro de 2023 às 07h00min
Foto: Ricardo Stuckert

A convite do presidente Lula, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, integrou a comitiva presidencial que seguiu, neste final de semana, para COP28, em Dubai; nos Emirados Árabes. O evento tem por objetivo discutir práticas sustentáveis visando o controle das mudanças climáticas selado no Acordo de Paris. No continente asiático, além de Dubai, Costa Filho cumprirá agendas e encontros bilaterais em Riade, na Arábia Saudita; e em Doha, no Catar. 

Na mala, o ministro leva a carteira de investimentos de mais de R$ 70 bilhões e boas práticas ambientais do Ministério de Portos e Aeroportos como os trabalhos para o início da produção do combustível renovável para a aviação civil, o SAF; corredores hidroviários verdes e o processo de descabonização dos portos. Em Riade, ao lado da comitiva do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e outros ministros brasileiros, Costa Filho se encontrará com o príncipe saudita, Abdulaziz Al Salman, e o CEO do Grupo Aramco, Amin H. Nasser. O encontro será o Ministério da Energia. Em seguida, Silvio Costa se reunirá com representantes do Fundo de Investimentos da Arábia Saudita e o governador do Fundo Nacional de Desenvolvmento, Sr. Stehen P Groff.

Ainda na segunda-feira, o ministro Silvio Costa Filho se reunirá com o ministro dos Transportes, Saleh Al-Jasser; e visitará as instalações do termninal portuário da Red Sea Gate e a empresa nacional de carga, Bahri. Costa Filho finalizará o dia em reunião com o ministro do Fundo de Investimentos da Arábia Saudita. Em Riade, Costa Filho segue com reuniões até o dia 30, quando embarca para Doha, no Catar. 

Em Doha, Silvio Costa Filho se encontrará com o ministro de Comércio, Xeique Mohammed bin Hamad Al Thani; o vice-presidente da Qatari Businessmen Association, Xeique Nawaf Bin Nasser Al-Thani, e o CEO da Qatar Investment Authority, Mansoor Ebrahim Al-Mahmoud; e participa de assinatura de atos ao lado do presidente Lula. 

O périplo pelo continente asiático terminará com a chegada da comitiva presidencial em Dubai, para discutir e firma acordos climáticos. “Essa será uma grande oportunidade de mostrar ao mundo o grande potencial que o Brasil tem para se investir e se desenvolver com sustentabilidade e segurança jurídica. Sob a liderança e orientação do presidente Lula, temos uma carteira de grandes iniciativas nos nossos portos, aeroportos e hidrovias que dialogam com práticas sustentáveis como a produção do combustível renovável para a aviação, os corredores hidroviários verdes e a busca pela descarbonização dos nossos portos“, disse Costa Filho.

Na viagem, o ministro quer ampliar a discussão sobre a vinda de mais companhias aéreas internacionais para o país. O esforço é para aumentar a malha aérea brasileira, o que possibilitará a concorrência por preços das passagens mais acessíveis a população brasileira. Ainda no setor aéreo, Costa Filho apresentará o plano regional de aviação buscando atrair empresas lown cost. O ministro também apresentará o potencial dos Portos e hidrovias do país, que são responsáveis por 95% da movimentação do PIB brasileiro.

Redação

Ouça agora AO VIVO