Prefeito do Recife anuncia dois milhões de EPIs para profissionais de saúde

Notícias
Por Américo Rodrigo
21 de abril de 2020 às 18h10min
Foto: Andréa Rêgo Barros

A rede de saúde do Recife, que vem trabalhando para conter o avanço da pandemia da covid-19, recebeu mais um importante auxílio. Na tarde desta terça-feira (21), o prefeito Geraldo Julio (PSB) anunciou a aquisição de dois milhões de itens de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) para os profissionais de saúde. O montante é suficiente para garantir a proteção dos profissionais por dois meses e se soma a quantia de um milhão de EPIs distribuídos pela Prefeitura no início do mês de abril. 

Na ocasião, o prefeito também anunciou ainda que já foram contratados, desde o início da pandemia, 1.346 profissionais como reforço para o enfrentamento do novo coronavírus. Outra medida anunciada foi a sanção, publicada no Diário Oficial do último sábado (18), da lei que permite o pagamento da pensão integral aos familiares dos profissionais de saúde vítimas da doença. As medidas fazem parte do Plano Municipal de Contingência Covid-19. 

A lista dos EPIs inclui máscaras cirúrgicas, luvas, aventais, máscaras N95, toucas, óculos de proteção e protetores faciais. Entre os destaques dos itens já nos estoques da Secretaria de Saúde estão 450 mil unidades das máscaras N95. Cada profissional que presta assistência ou precisa entrar em contato a menos de um metro dos pacientes suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus recebe equipamentos de acordo com o tipo de procedimento que realiza no paciente, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Já os 1.346 profissionais contratados para reforçar a rede municipal de saúde do Recife são para atuar nos sete hospitais de campanha, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nas unidades de Atenção Básica, Vigilância à Saúde, entre outros.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO