Coluna da sexta: faltou humildade, sobrou articulação

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
17 de novembro de 2023 às 00h00min
Foto: Roberto Soares

Exercendo o seu quarto mandato na Alepe, o deputado Diogo Moraes (PSB) amargou, na última terça (14), uma derrota na disputa pela 2ª vice-presidência da Casa. Integrante da chapa liderada pelo presidente Álvaro Porto (PSDB), o socialista foi o único do grupo a ter um opositor e ir para um “bate chapa”.

Na etapa inicial, Diogo venceu o deputado Fabrizio Ferraz (SD) por 24×21. Entretanto, a vitória parcial não foi o suficiente, já que eram necessários 25 votos. Um acordo para que cada um deles ocupasse a função por um ano chegou a ser ofertado, mas Moraes rejeitou e perdeu a eleição por 25×19.

Nos bastidores da Assembleia, a derrota de Moraes foi atribuída a sua falta de simplicidade, já que se houvesse um acordo, ambos seriam contemplados no próximo biênio e quem ganharia com o pacto seria o Legislativo. Mais cedo, no “buraco frio”, Ferraz já tinha procurado Diogo para que chegassem a um entendimento, mas não foi aceito.

A postura de Diogo fez com que atores, principalmente da base governista, entrassem no circuito e revertessem votos para Fabrizio Ferraz, demonstrando poder de articulação em um momento desfavorável. Já sobre Moraes, faltou humildade ao experiente deputado.

Notas

Aliança – A federação composta por PT, PV e PCdoB em Camaragibe decidiu, durante reunião nesta quinta (16), que apoiará o nome apresentado pela prefeita Doutora Nadegi (Republicanos) para sua sucessão. Essa decisão é mais um gesto de confiança no grupo liderado pela atual gestora, que vem conduzindo com bastante cautela e responsabilidade o debate pré-eleitoral.

Obras iniciadas – Poucos dias após ser assinada a ordem de serviço para o começo da duplicação da BR-423, os trabalhos tiveram início ontem (16), com previsão para serem entregues em setembro de 2026. O trecho vai de São Caetano a Lajedo e contará com um investimento de R$ 330 milhões previstos no Novo PAC. A expectativa é que a segunda etapa inicie até o fim de 2024.

Homenagem – Cotado dentro do PT como um dos nomes para a vice de João Campos (PSB) em 2024, o médico Mozart Sales recebe hoje (17) o Título de Cidadão do Recife. O requerimento é do vereador Osmar Ricardo (PT) e a solenidade deve contar com a presença do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que cumpre agenda na capital pernambucana.

Curtas

Bate-boca – A sessão da Câmara de Caruaru precisou ser encerrada antes do previsto nesta quinta (16). O clima esquentou entre dois vereadores que disputavam um pedido.

Direita – Um grupo de conservadores de Caruaru promoverá um encontro no próximo dia 25, em um hotel da cidade. O debate sobre o município ainda contará com o ex-ministro do Turismo Carlos Brito.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO