![](http://blogcenario.com.br/wp-content/uploads/2023/10/WhatsApp-Image-2023-10-19-at-14.02.02-edited.jpeg)
A secretária de Justiça e Direitos Humanos, Lucinha Mota (PSDB), deixou o cargo no Governo de Pernambuco, nesta quinta-feira (19). Na coluna da última sexta (13), o Blog Cenário tinha antecipado a possibilidade de saída da secretária.
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco concluiu, na manhã de hoje, a retotalização dos votos referentes à eleição de 2020, após a cassação da chapa do Avante em Petrolina. O partido que ficou com a maior sobra foi o PSOL, que teve Lucinha como a mais votada, com 2.656 votos.
Acreditava-se que a secretária, hoje tucana, não assumiria a vaga, já que trocou de partido na eleição passada, mas o TRE informou que o tribunal considera a filiação à época do pleito, independente das mudanças posteriores. Desta forma, apesar de hoje ser PSDB, Lucinha pode se tornar vereadora. A posse acontecerá depois que a Câmara de Petrolina for notificada.
O PSOL ainda pode requerer a vaga, entrando com uma ação de infidelidade partidária. O Blog Cenário procurou a presidência da legenda para saber se dará encaminhamento à ação, mas não conseguiu contato. Lucinha será uma importante aliada da governadora Raquel Lyra (PSDB) na Casa Vereador Plínio Amorim, atuando na oposição ao governo municipal. Curiosamente, hoje, o PSOL, sua antiga legenda, lidera a oposição a Raquel na Assembleia Legislativa.
Secretário interino
O Governo de Pernambuco anunciou que no lugar de Lucinha Mota assume, interinamente, o atual secretário executivo de Coordenação e Gestão, Flávio Oliveira. As mudanças serão publicadas no Diário Oficial desta sexta-feira (20).
“Agradeço a Lucinha por toda a sua dedicação ao serviço público e tenho certeza que ela seguirá defendendo a pauta da Justiça, dos Direitos Humanos e outros temas de interesse de sua região e de Pernambuco em sua nova etapa de vida pública”, destacou Raquel Lyra.
Flávio Oliveira é advogado, formado pela UNIPÊ – Centro Universitário de João Pessoa e auditor fiscal da Secretaria da Fazenda de Pernambuco.