Petistas no Palácio

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
6 de outubro de 2023 às 06h25min
Foto: Miva Filho

Coluna da sexta

A assinatura do acordo de cooperação técnica com a União, que destina R$ 33 milhões para auxiliar agricultores em Pernambuco, nesta quinta (5), reuniu dois deputados estaduais e um federal do PT no Palácio do Campo das Princesas. Foram eles: Doriel Barros, João Paulo e Carlos Veras.

A agenda aconteceu praticamente uma semana depois da bancada petista na Assembleia Legislativa dizer “sim” ao polêmico projeto do aumento de ICMS. Os votos foram enxergados como um gesto ao Poder Executivo por ter concedido um reajuste de 38% no programa Chapéu de Palha.

Apesar de o PT ter definido uma posição de oposição ao governo estadual, a postura é de aliado. Nesse período, a governadora Raquel Lyra (PSDB) respeitou a decisão da legenda e nunca foi hostil a nenhum dirigente. Muito pelo contrário, manteve as portas do Palácio abertas para discutir Pernambuco.

Na política, nada é por acaso e todas essas recentes movimentações acontecem em meio à reaproximação do prefeito João Campos (PSB) com a família Coelho. Não será nenhuma surpresa se o PT chegar, em breve, a um entendimento com Raquel, tendo em vista sua afinidade com o presidente Lula.

Notas

Investimento – Como prometido pela governadora Raquel Lyra (PSDB), foram encaminhados nesta quinta (5), para a Assembleia Legislativa, os projetos da LOA e PPA. De acordo com o Governo do Estado, serão R$ 24,7 bilhões aplicados entre 2024 e 2027, triplicando o investimento público e reforçando o acesso à moradia, além dos serviços de segurança pública, educação, saúde e infraestrutura.

Líder do governo – Se Raquel Lyra (PSDB), enquanto prefeita de Caruaru, definiu como estratégia não ter um líder do governo na Câmara Municipal, o vereador Nelson Diniz (Cidadania) assumiu esse papel depois que ela se tornou governadora. Não tem uma sessão ordinária que o parlamentar não suba à tribuna para fazer a defesa da gestão estadual, evidenciando as ações que beneficiam o município. Tem sido o único na Casa, inclusive.

Cordialidade – Nomeado para atuar na assessoria administrativa da Sudene, o caruaruense Raffiê Dellon vem dando uma nova dinâmica ao órgão. Além de já ter preparado um plano de ações que será apresentado a Danilo Cabral, o secretário-geral do União Brasil na Capital do Agreste vem fazendo gestos institucionais. Raffiê tratou de ligar para o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), para aproximar a superintendência do governo municipal.

Curtas

Debate– O advogado Marcílio Cumaru e o doutor em Ciência Política, Vanuccio Pimentel, serão os convidados do Mesa Redonda, na Cultura FM, nesta sexta (6). Na pauta: o que vai valer para as eleições 2024.

Democracia – Os 35 anos da Constituição Federal foram celebrados nesta quinta (5). Um ato realizado no Congresso com representantes dos mais diversos poderes marcou a data.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO