A primeira semana de escuta popular para a revisão do Plano Diretor do Jaboatão dos Guararapes chamou a atenção pela participação dos moradores e a expectativa é que, na próxima semana, quando acontecem mais oficinas de debate, a presença seja ainda maior. Até o momento, a discussão passou pelas Regional 1, reunindo moradores de Jaboatão Centro, Vila Rica, Santo Aleixo, entre outros bairros; Regional 6, com representantes de Piedade, Candeias e Barra de Jangada; e da Regional 3, que reúne os Curados. O prefeito Mano Medeiros ressalta que essa participação ativa é uma demonstração de confiança da população, que está disposta a dialogar, sugerir, ouvir e preparar o município para o futuro.
“Esse início de escuta deixou todos nós muito satisfeitos, porque deu para sentir a confiança de todos os participantes em querer contribuir com o novo Plano Diretor. Isso acontece porque a população confia no nosso trabalho e percebe que, diante dos avanços que nossa gestão já realizou, na infraestrutura, educação, assistência social, saúde, inovação e tantos outros setores, podemos fazer muito mais. Estamos preparando Jaboatão para os próximos anos, por isso vamos a cada Regional, porque quem mora nas comunidades pode apontar as demandas, dizer o que está dando certo e o que pode melhorar. Também vamos ouvir estudantes, quem representa a cultura, quem investe no município, para tornar Jaboatão cada vez mais atrativo a quem gera emprego e renda”, destacou o prefeito Mano.
Nas oficinas, os participantes se dividem em grupos, conforme os temas que têm mais interesse. Assim é possível fazer o mapeamento de zonas de risco, áreas que necessitam de serviços públicos adicionais e planejamento urbano.
“Nosso enfoque, na revisão do Plano Diretor, está ancorada nos cinco pilares dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030: Pessoas, Parcerias, Planeta, Prosperidade e Paz. E adicionamos os temas Patrimônio e Poder Público, pela relevância que têm para o município. Esses princípios são a base da metodologia que está sendo aplicada para moldar uma cidade mais inclusiva, resiliente e sustentável para todos os jaboatonenses”, ressaltou Mano Medeiros.
Nesta segunda-feira (25), a escuta popular será no Colégio Instituto Brasília, situado na Avenida Gonçalves Dias, S/N, em Jardim Jordão, das 17h45 às 20h. Na terça (26), moradores de Cavaleiro participarão da oficina na sede da Regional 2, localizada na Praça Severina Rita Coelho, 20. O debate com representantes da Muribeca e do Conjunto Marcos Freire está marcado para quarta-feira (27), na Regional 4, que fica no Eixo da Integração. Esta primeira etapa de escuta encerra em 2 de outubro, ouvindo moradores da Regional 5, em Prazeres.
Para confirmar os locais das oficinas e obter quaisquer atualizações, bem como se manter informado sobre outros eventos programados, consulte a agenda do Plano Diretor no portal (planodiretor.jaboatao.pe.gov.br/agenda). Também é possível dar sugestões preenchendo o formulário disponível no mesmo portal.