Pernambuco recebeu, nesta segunda (11), o lançamento regional do Novo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. Na presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou R$ 91,9 bilhões em obras e serviços no estado.
Na ocasião, a deputada estadual, Socorro Pimentel (UB), na companhia de diversas lideranças do Sertão pernambucano, apresentou ao ministro o pedido de inclusão da Adutora de Negreiros na segunda etapa do PAC. De acordo com a parlamentar, só a implantação desse canal hídrico irá suprir a necessidade de quem vive na região mais extrema do estado.
“Esse importante ramal hídrico levará água aos municípios do Araripe e beneficiará uma média de 400 mil pessoas. Uma iniciativa grandiosa, que irá mudar a realidade da nossa gente, que há tanto tempo sonha com a chegada da água nas torneiras das suas casas”, defendeu Socorro Pimentel.
A solicitação foi bem recebida pelo ministro Rui Costa, que garantiu que essa e outras iniciativas já estão passando pela análise do governo federal. Veja abaixo as obras que se destacam em Pernambuco nessa primeira etapa do Novo PAC.
Obras em destaque no Estado:
- Ferrovia Transnordestina;
- Adequação da BR-423 – São Caetano – Lajedo;
- Adequação da BR-104 – Caruaru – Divisa PB;
- Adutora do Pajeú – 2ª Fase / 2ª Etapa (Obra – 72% – Inclui 1ª e 2ª fases da 2ª Etapa);
- Adutora do Agreste Pernambucano – 1ª Etapa;
- Recuperação do patrimônio histórico de Recife e Olinda Fernando de Noronha;
- Ampliação do Hospital Universitário da UFPE;
- Infovia estadual e internet em 5.937 escolas;
- Hemobrás – conclusão da fábrica de hemoderivados;
- Conclusão da Refinaria Abreu e Lima;
- Moradias do Programa Minha Casa Minha Vida.