O prefeito da Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto (MDB), recebeu neste domingo (10), uma visita diplomática de lideranças de Cabo Verde. O encontro teve o objetivo de fortalecer o intercâmbio entre as duas localidades e resguardar a história em comum. A nação estrangeira tem uma intensa ligação com o município, já que o seu fundador, Diogo de Braga, é nativo da Ilha de Santo Antão, no país africano.
Na comitiva estrangeira, estavam presentes o embaixador José Pedro Chantre D’Oliveira, o ministro das Comunidades e ex-presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Jorge Santos, além da assessora e também cabo-verdiana, Jaqueline Marques. A comitiva anfitriã foi composta, além do prefeito, pelo vice, Edmo Neves (PSDB), vereadores, servidores e secretários da gestão.
Os visitantes foram conhecer a história local preservada no Instituto Histórico e Geográfico de Vitória (IHGVSA), e em seguida participaram da missa das onze na Igreja Matriz de Santo Antão. No calçadão da paróquia, ocorreu o hasteamento das duas bandeiras e uma apresentação da Banda Marcial 03 de Agosto.
Jorge Santos contou estar impressionado com a devoção ao padroeiro vitoriense. “Uma visita muito interessante e nós tivemos uma grande oportunidade de participar da celebração. Tivemos a chance de conversar com jovens, empresários e a comunidade católica da cidade. Eu acho impressionante a devoção que a população tem por Santo Antão”, frisou o ministro.
A comitiva também visitou o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Severina Andrade de Moura, no Lídia Queiroz. A creche, segunda do município, conta com salas de aula, sala multiuso, ambiente para amamentação, fraldários, rouparia, playground e refeitório, além de profissionais especialistas no desenvolvimento infantil.
“Eu já tive o privilégio de conhecer o prefeito Paulo Roberto, que é o grande responsável por trazer esse conhecimento das nossas relações históricas. É a segunda vez que estou vindo aqui e isso tudo em Vitória é semelhante à Ilha de Santo Antão. Eu me sinto em casa e destaco a preocupação dele em fazer com que a cidade evolua”, reiterou José Pedro Chantre.
A visita teve continuidade nas instalações do Grupo Prime, no Loteamento Conceição II. A empresa é mantenedora de duas marcas que impulsionam a economia vitoriense, sendo elas, a Intertropical Exportações, que atua no ramo de hortifrutis, e a Brasil Prime, que produz polpas, açaí e demais congelados.
“Por muito tempo pouco se falou a respeito de nossa nação irmã. São quase 400 anos de fundação e nunca houve esse relacionamento, que agora é cultural, comercial e dos povos. Fomos fundados por um cabo-verdiano, Diogo de Braga, que saiu de uma ilha para formar nosso povo. Pode ter a certeza que essa relação vai perdurar por muito anos, pois as futuras gerações precisam conhecer as raízes de nossa história. Estamos trabalhando por isso todos os dias”, finalizou Paulo Roberto.