A Prefeitura de Caruaru apresentou o planejamento orçamentário para 2024 em audiência pública realizada, nesta sexta-feira (18), na Câmara Municipal. O evento contou com a presença de representantes das secretarias de Planejamento e Gestão, Governo, Fazenda, Políticas para a Mulher Desenvolvimento Rural, bem como da Controladoria, Procuradoria Geral e da Central de Abastecimento de Caruaru.
À convite dos vereadores, eles conduziram a apresentação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o próximo ano. O montante proposto para o orçamento é de R$ 1.897.536.000,00 (um bilhão, oitocentos e noventa e sete milhões, quinhentos e trinta e seis mil reais). Contudo, é relevante destacar que a aprovação da proposta depende da votação dos vereadores em sessão plenária.
“Este momento assume grande importância, uma vez que a Câmara oferece à comunidade a oportunidade de expressar suas opiniões e sugestões em relação às prioridades municipais”, afirmou Andrezza Ribeiro, secretária-executiva de Planejamento e Gestão.
A audiência pública para a finalização e aprovação da LDO, teve como objetivo fomentar a discussão, esclarecer possíveis dúvidas dos vereadores, acerca das questões orçamentárias; tendo em vista que em outros momentos, houve a participação da população na construção das diretrizes. Desta forma, o Poder Legislativo pôde compreender a LDO, fornecer comentários e propor modificações.
A principal intenção por trás desse planejamento realizado pelo setor público é guiar a administração na gestão dos recursos públicos, mantendo o foco nos princípios fundamentais de eficiência, economia e legalidade, conforme previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Isso contribui para o estabelecimento das metas prioritárias da administração e impõe limites à execução de gastos, alinhando-os com a capacidade de arrecadação e endividamento do município, promovendo um equilíbrio responsável nas finanças públicas.
Os representantes da gestão municipal presentes na audiência incluíram a secretária executiva de Planejamento e Gestão, Andrezza Karla Ribeiro; o secretário Executivo da procuradoria do Município, Bruno Barcelar; o Controlador do município, Severino Antônio dos Santos; o secretário de Governo, Lino Portela; a secretária de Políticas para as Mulheres, Luana Marabuco; a secretária executiva da Secretaria da Fazenda, Josivania Karlla; a gerente geral de Contabilidade, Anne Katarine Silva; o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Rural, José Manoel Pereira; o secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Abenilzo Weslley; e o presidente da Central de Abastecimento de Caruaru, Gilvan Calado.