Reféns de Marília

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
10 de agosto de 2023 às 08h00min
Foto: Leo Caldas

Coluna da quinta

Uma resolução aprovada nesta quarta (9), pela executiva nacional do Solidariedade, atingiu diretamente um movimento que vem sendo costurado por três dos quatro deputados estaduais que integram a bancada do partido na Assembleia Legislativa de Pernambuco, que é o de integrar a base da governadora Raquel Lyra (PSDB).

O documento determina a proibição, por parte de qualquer outra instância partidária, que não a própria nacional, de expulsar ou dar carta de anuência a detentor de mandato eletivo ou suplente. Vale ressaltar que além de comandar o partido a nível estadual, a ex-deputada Marília Arraes também é vice-presidente nacional da legenda fundada por Paulinho da Força.

Na prática, a decisão serviu para frear uma eventual saída dos deputados para alguma outra sigla que faça parte do arco de alianças de Raquel. Entretanto, um deputado revelou, em reserva, que nunca houve nenhuma intenção de sair do partido. A medida deixa, por ora, os parlamentares reféns de Marília, que tenta novamente ser protagonista no cenário político estadual.

Cerco fechado
A movimentação da governadora Raquel Lyra (PSDB) junto ao PSD, de certa forma, deixou o ex-prefeito Miguel Coelho engessado nas articulações com o partido. A ideia era que um ato de filiação fosse realizado em Petrolina pelas próximas semanas, mas com as últimas articulações, os Coelho devem adotar outras estratégias para o futuro.

Boa jogada
O assunto nos bastidores desta quarta (9) não foi outro a não ser a aliança que vem sendo estabelecida entre Raquel Lyra e o PSD. Muita gente considerou a jogada da governadora inteligente, já que aproxima ainda mais a chefe do Executivo estadual do presidente Lula e de certa forma enfraquece o palanque do prefeito João Campos (PSB).

Hidrogênio verde
Nesta sexta (11), os senadores Cid Gomes (PDT) e Fernando Dueire (MDB), que integram a Comissão do Hidrogênio Verde visitarão Foz do Iguaçu, para conhecer a Planta Experimental de Hidrogênio do Parque Tecnológico de Itaipu. O parlamentar pernambucano vem contribuindo bastante com o debate sobre a pauta na Casa Alta.

Organização
No início desta semana a executiva estadual do MDB esteve reunida no Recife para discutir estratégias para 2024. A princípio, o partido tem organizado as omissões provisórias em municípios do Sertão e mais na frente serão encaminhados os comandos no Agreste e Região Metropolitana. A discussão sobre a capital pernambucana será feita em um outro momento.

Alternativa
Com a ida do ex-senador Douglas Cintra para o Republicanos e a aliança que será selada entre a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o PSD, o ex-deputado Erick Lessa (PP) vai ficando sem opções para um novo projeto político. O delegado procurou essas duas siglas para se filiar em uma delas. A conjuntura deve aproximar Lessa e Fernando Rodolfo (PL).

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO