Atraindo problema

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
21 de julho de 2023 às 01h30min
Foto: Cláudio Kbene/PR

Coluna da sexta

De volta ao Brasil desde o final de junho, Jean Wyllys já vem contabilizando novas polêmicas para o extenso currículo na área. O ex-deputado que renunciou ao seu mandato e deixou o país por alegar sofrer ameaças de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estava em Barcelona, na Espanha, desde 2019.

A confusão mais recente, que pode custar sua nomeação no Governo Federal, foi com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). Nas eleições de 2014 e 2022, Wyllys também fez críticas as atuais ministras Marina Silva e Simone Tebet. A postura radical tem causado ruído na base e pode atrapalhar futuras articulações de Lula.

O Ipec apontou que o nível de confiança dos brasileiros no chefe da nação é o maior entre os últimos presidentes, reflexo das políticas de governo acertadas nos últimos meses. Entretanto, ter Jean Wyllys provocando problemas é procurar sarna para se coçar.

Segurança pública
Das 50 cidades mais violentas do país, cinco são pernambucanas. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública levou em conta as mortes violentas em 2022. Apesar de a responsabilidade recair sobre a gestão anterior, os números pressionam o lançamento do programa Juntos pela Segurança. No início do mês, a governadora Raquel Lyra (PSDB) prometeu que acontecerá até o fim de julho.

Números positivos
De acordo com números divulgados pela Secretaria de Turismo e Lazer, 692 mil passageiros circularam no Aeroporto do Recife em junho. Já o IBGE apontou que o turismo ajudou a impulsionar a economia do Estado de janeiro a maio de 2023, o série representa 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco.

FIG
Começa nesta sexta-feira (21) e segue até o dia 30 deste mês, o Festival de Inverno de Garanhuns. O evento, que é realizado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco, é um dos mais importantes do Estado e deve movimentar R$ 300 milhões. Além do FIG, a Empetur lançou a “Rota do Frio”, que visa promover os municípios que são pontos turísticos no inverno.

Dinheiro na conta
O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), autorizou a antecipação do 13° salário de todos os servidores efetivos, comissionados e aposentados do município. O dinheiro já entrou na conta ontem (20) mesmo, na véspera da abertura do FIG. Com a medida, mais de R$ 6 milhões serão injetados na economia local.

Falha na infraestrutura
Uma partida de handebol da Copa Caruaru 2023 precisou ser paralisada por um período, na noite desta quinta-feira (20), por causa de goteiras na quadra do Colégio Altair Porto. A competição é promovida pelo município e no início do mês, a Prefeitura tinha divulgado que o local passou por requalificação recentemente. Os times precisaram se unir, quando a chuva deu uma trégua, para secar a quadra e retomar o jogo.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO