Sucessão encaminhada 

Cenário Político
Por Américo Rodrigo
20 de julho de 2023 às 00h00min
Foto: Divulgação

Coluna da quinta

O grupo liderado pelo prefeito Raimundo Pimentel (UB) se fortaleceu bastante nos últimos meses em Araripina. Além das diversas obras espalhadas pela cidade, o retorno de Socorro Pimentel (UB) à Alepe deu ao município a chance de ter uma parlamentar alinhada com o gestor.

Com 76% de aprovação no município, segundo apontou o Instituto Múltipla, na última terça (18), Raimundo tem construído o ambiente necessário para eleger seu sucessor em 2024. A cidade vive um “boom” de investimentos que tem contribuído para impulsionar o desenvolvimento econômico, a exemplo da nova sede do Sebrae.

Embora não tenham apoiado Raquel Lyra (PSDB) na última eleição, o casal Pimentel se aproximou bastante da tucana. O movimento deve contribuir com a destinação de novos recursos para a principal cidade do Sertão do Araripe, fortalecendo ainda mais o projeto que foi iniciado em 2017, com a ascensão de Raimundo ao Executivo. 

Representação
Com o retorno de Jarbas Filho ao MDB, partido que tem seu pai, o senador licenciado, Jarbas Vasconcelos, como um dos fundadores, a sigla volta a ocupar uma cadeira na Alepe. Já o PSB, legenda pela qual o deputado foi eleito, agora conta com 12 parlamentares na Casa de Joaquim Nabuco. Apesar da baixa, os socialistas continuam com a maior bancada na Assembleia.

Desdém
Ao comemorar a volta de Jarbas Filho para o MDB, o presidente estadual da legenda, Raul Henry, desdenhou da ex-sigla do parlamentar. Segundo Henry, a filiação de Jarbinhas ao PSB se deu por “meras circunstâncias eleitorais”. Ele ainda lembrou que o senador licenciado Jarbas Vasconcelos, pai do deputado, também fez o mesmo movimento em 1985.

Sacrifício
A necessidade de Jarbas Filho procurar o PSB para concorrer às eleições de 2022 foi fruto da mera incapacidade do presidente estadual do MDB, Raul Henry, de montar uma chapa para deputado estadual. Pela condução de Raul, o partido que só tinha uma cadeira na Alepe acabou tendo o mandato de Tony Gel sacrificado. Emedebista fiel, ele também tentou se eleger pelo PSB, mas acabou não sendo reeleito.

Hype
Aproveitando o marketing do lançamento do filme da Barbie, que acontece nesta quinta-feira (20), no Brasil, a Prefeitura do Recife fez uma publicação nas redes sociais, no qual a boneca conhece os pontos turísticos da cidade. Além da gestão exitosa de João Campos (PSB), o município possui uma comunicação que consegue dialogar com o público em geral.

Encontros proveitosos 
A governadora Raquel Lyra (PSDB) fez questão de registrar seus encontros com a ministra do Planejamento, Simone Tebet, e a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, que aconteceram em Brasília, esta semana. A tucana destacou que tratou sobre orçamento e PPA, além do Juntos pela Educação, transporte escolar, entre outros temas.

Falou pouco e falou besteira
Em sua passagem pelo continente africano, o presidente Lula fez uma fala que foi considerada como exaltação da escravização no Brasil. Durante pronunciamento oficial, Lula externou sua “profunda gratidão” à África, por tudo que foi produzido durante o período da escravidão no Brasil. Independente da “intenção” do petista, a afirmação foi trágica e não deve ser normalizada.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO