Por iniciativa do deputado Antônio Moraes (PP), a Assembleia Legislativa homenageou, nesta quarta-feira (14), a passagem dos 105 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses a Pernambuco e os 50 anos de criação da Associação Cultural Japonesa do Recife (ACJR). Durante sessão solene bastante concorrida, realizada no auditório Senador Sérgio Guerra, na Alepe, Moraes também anunciou a aprovação da Lei 18.153/2023, de sua autoria, que estabelece a data de 18 de junho como Dia Estadual do Imigrante Japonês e Seus Descendentes.
Em seu discurso, o deputado relembrou a chegada da família Gemba a Pernambuco, em 1918, iniciando um processo que levou várias outras famílias japonesas a se estabelecerem no Estado e passarem a contribuir de forma significativa para o desenvolvimento econômico e cultural. “Criamos o Dia Estadual do Imigrante Japonês e seus Descendentes pensando exatamente em homenagear o Japão e seu povo, estimular eventos e atividades sobre a cultura daquele país e estreitar o diálogo com as autoridades japonesas no Brasil”, explicou Antônio Moraes.
Em nome da comunidade nipônica, o cônsul-geral do Japão no Recife, Hiroaki Sano, agradeceu a homenagem e destacou a relação muito próxima com Pernambuco, tanto na cultura como na economia. Por sua vez, o presidente da Associação Cultural Japonesa na capital, Kenichi Iwata Júnior, ressaltou a presença cada vez maior de descendentes japoneses por todo o Estado. “Graças ao projeto de Antônio Moraes, temos agora um Dia Estadual do Imigrante Japonês e seus Descendentes para comemorar todos anos em Pernambuco. Essa data deixa toda nossa comunidade japonesa feliz e honrada”, observou Iwata Júnior.
Estiveram também presentes à sessão o cônsul-geral adjunto do Japão, Masami Ohno; a secretária-executiva de Relações Internacionais do Estado, Mariana Pereira Melo; o presidente da Associação Japonesa de Bonito, Carlos Raruta; e a deputada Débora Almeida (PSDB), além de outras autoridades políticas e diplomáticas de vários países e de inúmeros representantes da comunidade japonesa. A cerimônia contou ainda com as apresentações do Coral Vozes de Pernambuco, composto por funcionários da Assembleia, e do grupo de tambores Ren Taiko, ligado à Associação Japonesa do Recife.