Lula trata de parcerias econômicas com presidente da Comissão Europeia

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
12 de junho de 2023 às 22h05min
Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta segunda (12), a visita da presidenta da Comissão Europeia (CE), Ursula van der Leyen, no Palácio do Planalto, em Brasília. Durante o encontro, trataram de preservação ambiental, da conclusão do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia e da possibilidade de negociações para a paz entre Rússia e Ucrânia.

Para Lula, exigências extras na área ambiental apresentadas pela União Europeia este ano, que preveriam sanções ao Brasil, precisam de revisão. “Não podemos concordar com punições impostas na área do meio ambiente. Temos uma parceria estratégica com a União Europeia. Não pode haver imposições e punições, mas sim negociação”, disse. “A premissa que deve existir entre parceiros estratégicos é a da confiança mútua e não de desconfiança e sanções”.

A presidenta da CE ressaltou igualmente a parceria estratégica com o Brasil, demonstrou disposição para negociar quaisquer termos do acordo que sejam do interesse brasileiro e expressou a intenção de concluir o texto antes do fim do ano. “Este acordo deve ir muito além do comércio. Deve representar um engajamento de longo prazo e uma plataforma para o diálogo contínuo”.

Ursula também parabenizou o Brasil pela escolha de Belém-PA como sede da COP 30, em 2025, e declarou que “a União Europeia está disposta a cumprir todas as obrigações que emanam das COPs”. O presidente Lula defendeu “um compromisso global forte sobre a agenda climática, a necessidade de uma governança que gere obrigações efetivas” e relembrou que a realização da COP 30 será “uma grande oportunidade de engajar o mundo na discussão dos temas amazônicos, particularmente os mais jovens”.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO