Com o crescimento dos casos de doenças respiratórias em Petrolina, por conta da mudança de temperatura no inverno, a partir desta segunda-feira (12), duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) terão pediatras para atender crianças de 0 a 5 anos com sintomas gripais leves. A ação faz parte do plano de enfrentamento às síndromes respiratórias lançado pelo prefeito Simão Durando (UB). De acordo com o gestor, o objetivo das medidas emergenciais é diagnosticar e tratar os casos de infecção respiratória em crianças de forma precoce. Além disso, o reforço no atendimento infantil pretende reduzir a alta demanda no Hospital Dom Malan.
A prefeitura montou uma estrutura para com atendimento especializado em dois postos de saúde, porém, com a possibilidade de ampliação. Na Unidade Básica de Saúde Lia Bezerra, no bairro José e Maria, as equipes atenderão das 8h às 12h e das 14h às 17h. Já na UBS Amália Granja, na Vila Mocó, o atendimento ocorre das 8h às 12h. Cada posto contará com um pediatra, que atenderá, especialmente, o público infantil, com quadro de síndrome respiratória.
O vírus H3N2 e o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) são os que mais prevalecem como infecções que acometem crianças neste período de mudança climática, causando sintomas semelhantes à de um resfriado, mas podendo levar a complicações severas como pneumonia e bronquiolite. “Estamos acompanhando um crescimento na procura por pediatras na rede hospitalar envolvendo síndromes respiratórias, e com o objetivo de desafogar esta rede, estaremos agora com pediatras nesses postos de saúde para evitar a procura por assistência médica hospital dos casos considerados leves de síndromes gripais. Os atendimentos começam imediatamente e seguem até uma próxima avaliação. Nossa intenção é continuar cuidando das nossas crianças e fortalecendo o acesso à saúde pública”, concluiu o prefeito.