Empresário Vicente Jorge recebe Título de Cidadão do Recife

Notícias
Publicado por Redação
10 de dezembro de 2024 às 21h40min
Foto: Edson Holanda

O empresário Vicente Jorge Espíndola Rodrigues é o mais novo detentor do Título de Cidadão do Recife. A honraria foi concedida pela Câmara Municipal na noite desta terça (10), em cerimônia promovida no plenário do Poder Legislativo por iniciativa do vereador Samuel Salazar (MDB). Conduzida pelo presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá (PSB), a solenidade contou com a presença de representantes do meio político, como o prefeito do Recife, João Campos (PSB).

Fundador do Grupo Rede Nordeste de Comunicação, composto pela TV Asa Branca e pelas rádios CBN Recife e CBN Caruaru, Vicente Jorge Espíndola deu início a sua carreira em 1971, como locutor. De lá para cá, acumulou cargos de gerência e superintendência em veículos como a Rádio Recife FM Stéreo Ltda., a Rádio Palmares e o Sistema Jornal do Commercio de Rádio. Enquanto figura proeminente do setor, participou da cúpula de diversas entidades representativas, como a vice-presidência financeira da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), as presidências da Associação das Empresas de Radiodifusão de Pernambuco (Asserpe) e do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (Sertepe), além da vice-presidência da Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (Feneart). Foi, ainda, fundador, acionista e presidente da sociedade mantenedora e proprietária da Universidade do Vale do Ipojuca (Unifavip). Desde 1991, atua como dirigente do Grupo Rede Nordeste de Comunicação.

Em seu discurso de homenagem na tribuna, Samuel Salazar salientou as contribuições de Vicente Jorge Espíndola para o Recife e para Pernambuco. “Sua trajetória é marcada por muito trabalho, coragem e um profundo respeito pelas pessoas. Vicente não veio apenas para investir ou fazer negócios em Pernambuco; veio para construir, para contribuir e para fazer a diferença na vida das pessoas”, disse o vereador, que é líder do governo na Câmara do Recife. De acordo com ele, a ideia de conceder o Título ao comunicador partiu do próprio prefeito da capital. “Hoje, ao receber este título, Vicente Jorge não se torna apenas um cidadão recifense de direito; ele reafirma o que já era de fato. O Recife o abraça como um dos seus, reconhecendo o impacto positivo que seu trabalho e sua visão trouxeram para a nossa cidade e para o nosso Estado”.

Na ocasião, o prefeito João Campos não deixou de expressar contentamento com a entrega da homenagem. “A gente sabe que Vicente é alguém com muito serviço prestado ao Recife, a Pernambuco, ao Nordeste, como um grande comunicador, como alguém que liderou projetos exitosos de rádio e de televisão e que tem esse espírito da terra imbuído também na vida dele”.

Durante a solenidade, Samuel Salazar promoveu pessoalmente a entrega do Título de Cidadão do Recife e da sua respectiva medalha a Vicente Jorge Espíndola Rodrigues. O evento também contou com apresentações musicais do cantor Ed Carlos e do sanfoneiro Damião Mota.

Dono de uma história com o Recife que remonta a 1981, Vicente Jorge Espíndola classificou a cidade que escolheu para viver como “uma cidade forte, de muitas belezas e de muita gente boa”, povo de quem agora se sente “orgulhoso de ser conterrâneo”. 

Ele recordou, ainda, algumas das contribuições da sua trajetória à história da comunicação pernambucana. “Cheguei aqui para colocar a rádio Recife FM no ar ela entrou no Carnaval, tocando frevo e muita música”, recordou. “Além da rádio, a gente colocou no ar a JC. A própria Rádio Jornal foi montada por nós, pelo pessoal que fazia parte naquela época da consultoria ao Jornal do Commercio. Também fundei o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Recife e Olinda, e de tudo isso eu me orgulho”.

Ao encerrar a solenidade, o presidente Romerinho Jatobá parabenizou o novo cidadão pela homenagem e enalteceu o seu papel de comunicador. Ele frisou que Espíndola “valorizou muito a nossa cultura pernambucana, difundindo a nossa música, difundindo os nossos artistas, e que hoje trabalha muito com a informação”. “Em um momento como o que a gente vive, de tantas incertezas e de uma fácil comunicação, mas nem sempre verdadeira, a gente precisa muito dos serviços da CBN, das rádios e televisões sérias, que difundem as informações como deve ser”.

Além dos parlamentares, do prefeito João Campos e do homenageado, a mesa de honra foi composta pelo secretário de Comunicação de Pernambuco e representante da governadora Raquel Lyra (PSDB), Rodolfo Costa Pinto; pelo ex-governador João Lyra Neto; e pelo ex-governador e atual presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.

Redação

Ouça agora AO VIVO