João Campos entrega requalificação de Unidade de Saúde do Coque

Notícias
Publicado por Redação
15 de dezembro de 2023 às 13h30min
Foto: Rodolfo Loepert

A Unidade de Saúde da Família (USF) São José do Coque, na Ilha Joana Bezerra, foi entregue à população, na manhã desta sexta-feira (15), depois de passar por uma transformação que elevou a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade. As obras, orçadas em R$ 600 mil, tiveram início no último mês de março e a inauguração contou com a presença do prefeito João Campos e da secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

A ampliação fará a capacidade de atendimentos da unidade aumentar em 60%, subindo de 7.000 para 11.200 por mês. Entre as mudanças mais significativas, estão a criação de espaços novos e funcionais, incluindo a instalação de um consultório com banheiro dedicado ao atendimento de mulheres e gestantes. A requalificação faz parte do Recife Cuida, programa da Prefeitura do Recife que está reestruturando toda a rede municipal de saúde.

Estamos fortalecendo o Sistema único de Saúde, mas lutando, cada vez mais, por um sistema eficiente que represente o interesse das pessoas da nossa cidade. Nós entregamos essa unidade com um sentimento de que o trabalho bem feito vale a pena. Essa unidade passará a contar com equipamentos de primeira qualidade à disposição dos trabalhadores”, afirmou o prefeito João Campos.

“O benefício das obras vão além da melhoria da estrutura física. Estamos falando de conforto, segurança e dignidade tanto para os trabalhadores quanto para as pessoas atendidas no local. O consultório com banheiro voltado para as mulheres e gestantes, por exemplo, é fundamental para garantir higiene e mais privacidade em seus atendimentos e exames ginecológicos”, afirma Luciana Albuquerque.

A requalificação trouxe, ainda, a climatização de todos os ambientes, individualização dos consultórios odontológicos, recursos de acessibilidade, paisagismo e urbanização da área externa. Também foram feitas adequações visando a uma maior segurança, como reformas no revestimento interno e teto, substituição nas instalações de água e energia e implantação de redes de internet, telefonia, monitoramento por câmera e combate a incêndios.

A USF São José do Coque conta com duas equipes de Saúde da Família e duas equipes de Saúde Bucal, trabalhando em conjunto para atender aproximadamente 8.300 moradores do entorno. No local, é oferecida uma gama de serviços, incluindo consultas clínicas, odontológicas e de enfermagem; exames de citologia; vacinação; regulação, acolhimento e dispensação de medicamentos. Durante as obras, os atendimentos foram oferecidos no Compaz Dom Hélder Câmara, no mesmo bairro, bem como em consultórios montados em contêineres no espaço externo da unidade, para consultas clínicas e dispensação de medicamentos. Já a aplicação de vacinas foi realizada tanto em contêineres quanto em domicílios. Por sua vez, os atendimentos odontológicos foram realizados na USF Coque Berilo, também na mesma comunidade. O funcionamento da USF São José do Coque é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Recife Cuida
O investimento nesta requalificação é fruto do Programa Recife Cuida, que visa ampliar o acesso aos serviços de saúde, qualificar a gestão da rede, fortalecer os recursos humanos, reformar e construir novas unidades, de modo a aumentar a satisfação do usuário do SUS com o atendimento prestado. Ao todo, mais de R$ 400 milhões estão sendo investidos na área até 2024. Desde 2021, 102 unidades da rede de saúde foram requalificadas; 27 reformas estão em andamento e outras 53 obras iniciam ainda este ano.

Redação

Ouça agora AO VIVO